O QUE É YOGA?

YOGA é um termo sânscito que significa unir, juntar e pode ser definido como qualquer metodologia prática que conduza ao autoconhecimento (SAMADHI). Essa é uma definição mais abrangente que serve para todas as modalidades.
YOGA é uma filosofia prática de vida que surgiu na Índia presumidamente há mais de 5.000 anos.

Sua prática leva a um desenvolvimento interior através de técnicas respiratórias (PRANAYAMAS); corporais (ASANAS), concentração e meditação. Existem várias modalidades e todas elas têm como objetivo fortalecimento muscular e flexibilidade, administração do stress, expansão da consciência e melhor qualidade de vida.
Cada pessoa é um ser distinto e assim deve ser tratado. Escolha uma modalidade que atenda as suas necessidades e expectativas.
Os métodos oferecidos pelo Centro de Yoga Praia do Canto são:

Hatha Yoga

É o método mais tradicional, recomendado para pessoas de todas as idades. Por meio das posturas físicas (asanas) e do controle ritmado da respiração (pranayama) a aula se desenvolve com suavidade e muita atenção, trazendo controle emocional, beleza e leveza ao corpo do praticante.

Yoga para Gestantes
Recomendado pelos obstetras a partir do terceiro mês gestação, a prática da Hatha Yoga proporciona a futura mamãe um equilíbrio físico e mental para esta fase da vida. Através da prática de Hatha Yoga, a mãe transmite ao bebê que está gerando sensações de paz, amor e segurança, que vão contribuir para que ele se torne um ser humano tranqüilo, amoroso e seguro.

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Yoga

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Esse método de Hatha Yoga se destaca devido à precisão na prática e no ensino das posturas. Em uma abordagem detalhista e sensível, você é convidado a investigar cada ásana com grande atenção e percepção corporal. A ideia é de que o corpo se organiza em “linhas energéticas” e praticar com foco no alinhamento das posturas permite a ativação da força vital e a conexão consciente do cérebro com regiões do corpo antes adormecidas.

O foco principal das aulas é o ensino de ações internas que garantem o alinhamento do corpo. A prática regular tem efeitos na musculatura esquelética superficial e profunda. Tem efeitos também nas estruturas articulares, promovendo transformações posturais. Este método proporciona ao praticante força, flexibilidade, equilíbrio, resistência, e consciência. As posturas também têm uma atuação especial sobre glândulas e órgãos internos tendo cada uma delas um efeito fisiológico específico. O uso de acessórios como cintos, almofadões, mantas, blocos permite adaptações para alunos iniciantes e avançados, e para condições especiais como período menstrual, gravidez e lesões específicas.

Os acessórios progressivamente preparam o corpo do iniciante para as posturas e contribuem para a evolução da prática. O tempo de permanência nos asanas desenvolve estabilidade no corpo e na mente.

Kundalini Yoga e Meditação

A Kundalini Yoga, combina exercícios físicos (asanas), respirações (pranayamas), mantras, relaxamento e meditação. Fortalece os sistemas nervoso, glandular e imunológico.

A prática desta modalidade promove o resgate de sua autoconfiança e vitalidade, tornando-o mais forte e energeticamente saudável. Alinha e equilibra os chakras, melhora a respiração, amplia a flexibilidade, melhora a digestão, estimula a força de vontade, ajuda a superar os maus hábitos, purifica o corpo e ajuda a eliminar toxinas, trazendo bem estar, clareza mental e uma experiência de conexão de sua unidade de consciência individual à universal.
Kundalini Yoga é uma maneira efetiva para estabelecer uma relação alinhada entre corpo, mente e sua verdadeira identidade. Assim, você pode irradiar criatividade e infinito em todos os aspectos de sua vida. Esse é o resultado prático do Yoga. É a capacidade de viver uma vida saudável, feliz e divina.

Vinyasa Yoga

A prática de Vinyasa incorpora posturas (asanas) que criam uma meditação em movimento e meditação estática no final da aula – concentração e relaxamento.
Tem como principal objetivo alinhar respiração com o corpo e com a mente, criando harmonia em sinergia.
Sem dúvida pode se esperar uma aula sempre dinâmica, desafiadora com alinhamentos bem explicados e bastante trabalho respiratório e do corpo.
A prática desta modalidade pode ajudar a desenvolver uma conexão corpo-mente muito mais forte e assim criar força e flexibilidade nos dois aspectos: físico e mental. Por ser a respiração fundamental durante toda prática, a capacidade pulmonar e resistência corporal aumentam.
Constata-se perda gradual de gordura localizada, maior estruturação muscular e desintoxicação do organismo. A curto prazo, desde as primeiras aulas, percebe-se mudança de atitudes mais conscientes e pacíficas no seu dia-a-dia.